terça-feira, 20 de setembro de 2011

EUA revela seu novo arsenal espacial

EUA revela seu novo arsenal espacial:


Após a aposentadoria do Space Shuttle, em julho deste ano, muitos imaginaram que a era das grandes viagens espaciais já tinha passado. Um novo projeto anunciado esta semana, porém, reacende esse saudoso sonho astronauta. A NASA deu início às pesquisas para construção de um veículo espacial que deve ser posto para testes em 2017.



Space Lunch System, novo projeto da NASA (Foto: Reprodução)Space Lunch System, novo projeto da NASA (Foto: Reprodução)


Com a promessa de ser mais poderoso do que qualquer outra espaçonave já vista, o projeto, batizado de Space Lunch System (SLS), custará cerca de US$ 18 bi aos bolsos norte-americanos. A estimativa de custos se justifica: o foguete foi idealizado para surportar longas explorações espaciais, em missões tripuladas.




O administrador da NASA, Charles Bolden, ressaltou a importância do investimento - e o apoio do governo para que a missão se torne realidade. "O Presidente Obama nos desafiou a sermos ousados e sonhar grande. E é exatamente isso que estamos fazendo na NASA", afirmou. Visitar locais ainda inexplorados, como asteroides e até o planeta Marte, agora, são parte de um futuro não tão distante.



O ônibus espacial funcionará a base de hidrogênio e oxigênio líquido. O sistema de lançamento terá uma capacidade inicial de 70 toneladas, atingindo cerca de 130 toneladas na fase final. Abaixo, a animação desenvolvida pela NASA para demonstrar o novo foguete espacial.







Via Wired

Nenhum comentário:

Postar um comentário