quarta-feira, 14 de setembro de 2011

15 Músicos Que São Gaúchos e Talvez Você Não Sabia

15 Músicos Que São Gaúchos e Talvez Você Não Sabia:

Para quem ainda não sabe, eu sou gaúcha, de Porto Alegre. Esses dias, conversando com um pessoal de São Paulo, descobri que eles curtiam bandas gaúchas sem saber que eram daqui. A partir disso, resolvi fazer umas listinha, com 15 músicos (entre cantores e bandas) que são gaúchos.

Chimarruts
Chimarruts

O inicio da banda Chimarruts, se deu porque os amigos e músicos Rafa Machado (idealizador e vocalista), Emerson Alemão (contra-baixo), Sander Fróis (guitarra), Rodrigo Maciel (guitarra), Diego Dutra (bateria), costumavam tocar violão, cantar e tomar Chimarrão no Parque Marinha do Brasil de Porto Alegre, tiveram a iniciativa de formar o grupo. Pouco depois, conheceram “Nê” (Flauta e Harmônica), que completou a formação inicial. Desde o dia 10 de junho de 2000, a banda já fazia seus primeiros shows, mas não estava em caráter final, então convidaram o amigo Vinicius Marques (atual percussionista) que tocava em outro grupo, mas já havia feito participações na banda. No segundo semestre de 2001, com a procura de uma vocalista, descobriram Tatiana Portella (atual vocalista).
Já com a formação finalizada, foi gravado o primeiro álbum em 2002, chamado Chimarruts. Álbum esse que lançou os seus primeiros singles nas rádios do Sul, e alavancou a carreira do grupo. Em 2009 a banda se pôs na mídia nacional, quando suas músicas foram parar nas trilhas sonoras das novelas da Globo, SBT e Record e também foi o ano em que ganharam o Video Music Brasil, da MTV, na categoria Reggae.

Papas da Língua
Papas da Língua

Papas da Língua é uma banda de rock brasileira. Foi idealizada em 1993, no Rio Grande do Sul, pelo músico Léo Henkin, guitarrista e compositor, que uniu velhos conhecidos para levar o projeto adiante: Serginho Moah (vocais), Zé Natálio (baixo), Fernando Pezão (bateria) e Cau Netto (teclados). Já realizou mais de mil shows, somando mais de 150 mil discos vendidos. O último trabalho da banda, Papas da Língua – Ao Vivo, foi lançado em DVD e deu ao grupo o disco de ouro.
Papas da Língua viu o seu sucesso acontecer quando o single “Eu Sei”, na versão acústica, obteve sucesso na novela da Globo “Páginas da Vida”, e rendeu-lhes o 1° lugar no top 10 Brasil. A música “Vem pra cá”, esteve na trilha sonora da novela Viver a Vida da Rede Globo.

Adriana Calcanhotto
Adriana Calcanhotto

Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965), mais conhecida por Adriana Calcanhotto ou Adriana Partimpim, é uma cantora e compositora brasileira. Recentemente ampliou sua atuação em um álbum para crianças, o Adriana Partimpim (2004), com o qual obteve grande sucesso em espetáculos e pelo qual ganhou o prêmio Grammy latino de melhor álbum infantil. As suas composições abordam estilos variados: samba, bossa nova, rock, pop e baladas. Dentre as características de repertório, observa-se a regravação de antigos sucessos da MPB e arranjos diferenciados.

Nenhum de Nós
Nenhum de Nós

Nenhum de Nós é uma banda de rock brasileira do estado do Rio Grande do Sul fundada em 1986. A banda é formada por Thedy Corrêa (vocalista), Veco Marques, Carlos Stein, Sady Homrich e João Vicenti. Sady Homrich e Carlos Stein se conheceram nos tempos da primeira série escolar, mais tarde, na quinta série, conhecem Thedy Corrêa. Tudo isso no colégio lasallista Nossa Senhora das Dores, na rua Riachuelo em Porto Alegre. Ali, bem perto do Theatro São Pedro, onde os garotos nem imaginavam, viveriam momentos importantes da futura carreira.

Fresno
Fresno

Fresno é uma banda de rock brasileira formada em Porto Alegre no ano 1999. Os membros são Lucas Silveira (vocal, guitarra e teclado), Gustavo Mantovani (guitarra), Rodrigo Tavares (baixo) e Rodrigo Ruschel (bateria). Atualmente moram em São Paulo. Em 2006, para substituir o baixista ‘Lezo’, Rodrigo Tavares foi convidado a entrar na banda. Em 2008, o baterista Rodrigo Ruschel, também conhecido como “Bell”, substituiu Cuper. As composições da banda tratam basicamente de desilusões amorosas e sentimentos, tendo com o CD Redenção algumas musicas voltadas para o pop. Em 2010 a banda lançou o CD Revanche, tendo a volta do Hardcore como principal influência.

Engenheiros do Hawaii
Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii é uma banda brasileira de rock and roll, formada em 1984 na cidade de Porto Alegre, que alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. O vocalista Humberto Gessinger é o único integrante original a permanecer no grupo até hoje.

Elis Regina
Elis Regina

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 – São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriônica, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Com seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, teve os filhos Pedro Mariano e Maria Rita.

Cidadão Quem
Cidadão Quem

Cidadão Quem é uma banda brasileira de rock. Surgiu em Porto Alegre, em meados de 1990, com formação original de Cau Hafner (bateria), Duca Leindecker (vocal e guitarra) e Luciano Leindecker (baixo). Seu nome é inspirado no filme Citizen Kane (Cidadão Kane), de Orson Welles.

Cachorro Grande
Cachorro Grande

Cachorro Grande é uma banda brasileira de rock and roll formada em 1999, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seus integrantes são Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Rodolfo Krieger (baixo), Pedro Pelotas (teclado) e Gabriel Azambuja (bateria). A primeira formação contava ainda com Jerônimo Lima “Bocudo” no baixo, que saiu para dar lugar a Krieger, a partir do álbum Todos os Tempos lançado em 2007. A banda tem cinco álbuns lançados, sendo o mais recente Cinema, de 2009. O sexto disco, chamado Baixo Augusta, começou a ser gravado em 11 de abril de 2011, pela gravadora Trama.

Armandinho
Armandinho

Antônio Armando ou Armandinho, como é mais conhecido, (Porto Alegre, 22 de janeiro de 1970) é um cantor popular brasileiro. Em 2006 fez sucesso com a música “Desenho de Deus” e outras canções “praieiras”, nas linhas reggae e pop . Algumas de suas outras canções são: “Balanço da Rede”, “Ursinho de Dormir”, “O Justiceiro”, “Sexo na Caranga”, “Toca uma Reguera Aí”, “Semente”, “Paulinha” e “A Filha”. Após o lançamento de seu CD ao vivo, gravado em Camboriú – SC, onde depois gravou “Semente”; o artista obteve um reconhecimento nacional. Atualmente mora na Praia Brava, da cidade de Itajai, Santa Catarina. Armandinho também é surfista, o que segundo ele, é um dos motivos em que o faz morar no litoral e não nos grandes centros.

Nei Lisboa
Nei Lisboa

Nei Tejera Lisbôa (Caxias do Sul, 18 de janeiro de 1959) é um músico brasileiro da MPB. Nei Lisboa é gaúcho de Caxias do Sul e reside em Porto Alegre desde os seis anos de idade, tendo vivido largas temporadas em outras capitais brasileiras e também nos EUA, onde concluiu o segundo grau. Mas sua ligação mais forte é mesmo com a capital gaúcha, onde mantém um público fiel, e mais especificamente o bairro Bom Fim, onde cresceu e morou por mais de vinte anos. É irmão mais jovem – entre sete – de Luiz Eurico Tejera Lisbôa, primeiro desaparecido político brasileiro cujo corpo pôde ser localizado, no final dos anos 70.

Família Lima
Família Lima

Família Lima é um grupo musical brasileiro, natural do Rio Grande do Sul. Seu gênero musical é o clássico. Seu mais recente álbum foi lançado no ano de 2010, que reuniu apenas 5 canções, das quais 3 foram escritas pelo integrante Lucas Lima (paixão de Sandy).

Reação em Cadeia
Reação em Cadeia

Reação em Cadeia é uma banda formada por quatro jovens de Novo Hamburgo – Jonathan Corrêa (voz e violão), Daniel Jeffman (guitarra), Márcio Abreu (baixo) e Vini Bondan (bateria) – na faixa etária dos vinte e poucos anos, a Reação em Cadeia já conseguiu prodígios surpreendentes para um grupo com tão pouca vivência na estrada. No Rio Grande do Sul e mesmo no Brasil, a banda é um fenômeno por uma simples razão: não há similares para o som que fazem – nem em Porto Alegre. Contemporânea do estilo pós-grunge (um dos nichos do chamado “novo rock”, que foi buscar elementos na vertente de Seattle), do qual o Creed, o Nickelback e The Calling são grandes nomes, a Reação em Cadeia é representante original desta cena por aqui. Com o gênero estourado também no Brasil e optando por uma linguagem universal, a banda de Novo Hamburgo tem grandes chances de emplacar pelo país afora.

Tequila Baby
Tequila Baby

Tequila Baby é uma banda de punk rock brasileira formada na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1994. Banda composta por Duda Calvin nos vocais, James Andrew na guitarra, Davi Pacote no baixo e Rafael Heck na bateria.

Ultramen
Ultramen

A Ultramen é uma banda brasileira de rock and roll, formada em Porto Alegre, RS. A Ultramen é composta por Tonho Crocco (vocal), Zé Darcy (bateria), Júlio Porto (guitarra), Pedro Porto (baixo), Marcito e Malásia (percussão), DJ Anderson (scratches) e o músico convidado Leonardo Boff (teclado). Surgida em 1991, estréia com o álbum honônimo em 1998. Em 2008 a banda pára por tempo indeterminado e sem previsão de voltar.


Para que possamos criar o “Parte 2″, comente ai, outros músicos que você sabe que são gaúchos e que poderiam estar na próxima lista! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário