domingo, 11 de setembro de 2011

10 estranhas síndromes médicas

10 estranhas síndromes médicas:



Veja algumas doenças intrigantes e outras sindromes malucas que voce não acreditava que existia.




Síndrome do lobisomem






Hipertricose, ou síndrome do lobisomem, é uma condição médica que causa o crescimento excessivo de pêlos no corpo - geralmente na parte superior do corpo, incluindo o rosto.
Há apenas 50 ou mais casos documentados, e geralmente é adquirido através de herança genética.



Em 2008, cientistas da Universidade de Columbia descobriu que uma injeção de testosterona significativamente ajudou no longo prazo a perda de cabelo em pacientes com hipertricose, a descoberta foi saudada por muitos como uma cura.






Síndrome do cadáver ambulante






Pessoas que sofrem da “síndrome do cadáver ambulante”, também conhecida como a síndrome de Cotard, acreditam que estão mortas, em decomposição ou que perderam partes do corpo ou órgãos internos. Em alguns casos, as vítimas acreditam que elas nem sequer existem.
Síndrome de Cotard é normalmente o resultado de dano cerebral ou doença mental.






Síndrome de Pica






A Síndrome de Pica é na verdade uma espécie de transtorno alimentar também conhecido como alotriofagia ou alotriogeusia e que significa tendência ou desejo incontrolável de comer coisas não comestíveis como terra, carvão, cinza de cigarro, cabelo, etc.



O distúrbio de Pica, nome derivado do latim e de um pássaro da família dos corvos que come tudo que vê pela frente, se manifesta principalmente em crianças e grávidas. Pode estar ligado tanto à carência alimentar ou deficiência de vitaminas e sais minerais como também ao psicológico, podendo ser perfeitamente tratado.






Alergia a água






A australiana Ashleigh Morris de 19 anos, não pode nadar, usufruir uma simples sauna e muito menos tomar um belo banho relaxante, porque tem alergia de água independente de sua temperatura.
Desde os 14 anos ela sofre de uma rara doença dermatológica chamada aquagenic urticaria que faz com que seu corpo fique coberto de dolorosas erupções, ao menor contato com água.



Ela precisa tomar banhos relâmpagos, coisa de no máximo um minuto, e esse ritual é sempre um martírio pra ela, pois sente dores que até a fazem chorar.
Existem pouquíssimos casos similares pelo mundo e os médicos acreditam que ela tenha desenvolvido esta condição depois de receber doses pesadas de penicilina que provavelmente propiciaram a alteração dos níveis de histamina do corpo dela. Há notícia de que a doença responde bem ao tratamento com UVB e anti-histamínicos.







Síndrome dos 300 orgasmos por dia






Pessoas com Transtorno da Excitação Genital Persistente, ou PGAD, estão constantemente em um estado de excitação sexual. Os sintomas podem variar. As mulheres geralmente experimentam os sinais físicos da excitação, incluindo o ingurgitamento dos genitais, sem nem mesmo estar pensando em sexo. Elas podem ter tamanha sensibilidade nas áreas genitais que até mesmo o uso de certos tipos de roupas pode causar excitação.



Essas pessoas também podem ter orgasmos espontâneos – que podem chegar a dezenas por dia, ou elas podem ter que se auto-estimular para encontrar algum alívio. Mas esse alívio não dura muito tempo. A excitação pode voltar a aparecer em poucas horas, minutos ou até mesmo segundos, e pode durar por dias, semanas ou até meses.






Síndrome do sotaque estrangeiro






É uma síndrome rara na qual após uma lesão cerebral, a pessoa lesionada continua a falar o idioma nativo, mas com sotaque de um estrangeiro falando este idioma.
Foi observada pela primeira vez em 1941, após um ataque aéreo sobre Oslo (Noruega), durante a segunda guerra mundial, quando uma mulher sofreu traumatismo craniano que lesionou seu hemisfério cerebral esquerdo.



O trauma provocou-lhe hemiplegia à direita, afasia de Broca, e convulsão. Dentro de um ano sua linguagem melhorou, mas seu discurso tinha ritmo e melodia alterados sugerindo um sotaque estrangeiro.
O Neurologista que acompanhava o caso e descreveu a síndrome foi Monrad-Krohn, em 1947.
No mundo existem vários casos relatados na literatura médica sobre esta síndrome, associada à lesões provocadas por acidentes vasculares cerebrais, ou traumatismos cranianos.



Entretanto, chegamos mesmo a encontrar relatos de caso, no Brasil e em outros países, associados à psicose funcional, sem lesão cerebral diagnosticada, e com remissão após uso de antipsicóticos.






Sexsomnia






Este é um distúrbio do sono que faz a pessoa sentir desejo de fazer sexo enquanto está dormindo. Ainda são poucos os casos descritos na literatura, mas já há tratamento que regulariza o sono e elimina as consequências indesejadas, já que muitas pessoas acabam atacando sexualmente o parceiro à noite.



Não pode confundir sexsomnia com ereção noturna, bastante comum pelas alterações hormonais no homem durante o sono. Na doença, é preciso que a pessoa aja para conseguir o prazer o sexual seja sozinho ou com o parceiro.







Insensibilidade congênita à dor






Condição crônica com incapacidade de sentir dor física. Normalmente devido à mutação de um gene associado com a transmissão da dor no corpo.





Como tal, eles são mais suscetíveis à morte por trauma, uma vez que podem não estar cientes da extensão dos danos causados aos seus próprios corpos. Houve cerca de 100 casos documentados no EUA.






Síndrome da mão alienígena







É um distúrbio neurológico raro em que uma mão funciona involuntariamente, sendo que a vítima não percebe sua ação. Embora o exemplo acima possa parecer extremo, as pessoas que sofrem de SMA apresentaram sintomas semelhantes em determinados casos.





Sintomas menos horripilantes incluem agarrar e apertar, tocar o rosto ou rasgar a roupa involuntariamente. Casos mais extremos envolvem encher a boca com comida, cutucar e estrangular a si mesmo, e impedir que a mão normal faça tarefas simples.





Embora seja vista mais como uma questão de transtorno do que uma ameaça médica, as pessoas que sofrem dessa síndrome geralmente têm problemas psicológicos e perturbações, além de, ocasionalmente, sofrerem lesões como resultado das ações do membro renegado.






Síndrome da cabeça explodindo






Pessoas com “síndrome da cabeça explodindo” tem tendências à ouvir explosões como ruídos muito altos que parecem se originar de dentro de sua própria cabeça. As "explosões" geralmente ocorrem dentro de uma ou duas horas após a vítima cair no sono.





Não há dor física, mas compreensivelmente sofrem medo e ansiedade após tais ataques. Enquanto não está claro o que exatamente causa a síndrome, ela tem sido ligada ao estresse e fadiga e, muitas vezes desaparece sem qualquer tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário